Como vencer o medo com o poder da mente

Saber como vencer o medo é a arma mais poderosa para não criarmos limitações na vida. Muitas vezes temos certeza do que queremos, mas receios sobre o que podemos encontrar no caminho, nos paralisam e acabamos não realizando as ações necessárias para termos o sucesso que merecemos.

como-vencer-o-medo

Quando somos crianças, nossos pais tentam nos proteger de todos os perigos da vida, mas qualquer tipo de trauma mais forte, pode fazer com que carreguemos medos ao longo da nossa vida adulta.

A consequência principal de carregarmos esses receios ao longo da vida é que eles podem transformar-se em bloqueios emocionais, ou até mesmo em doenças físicas. Alguns tipos de medos podem causar problemas no estômago, fígado, coração e também desencadear problemas mentais.

Os medos mais perigosos são aqueles que fazem com que duvidemos da nossa capacidade de enfrentar e vencer os obstáculos da vida. Assim, muitas pessoas acabam trabalhando em empregos que não gostam, apenas pela segurança e devido ao medo que sentem de tentar algo novo, que poderá dar errado.

Outros medos “menores” são as chamadas fobias, medo do escuro, medo de alturas, medo de aglomerações, algumas pessoas sentem medo de lidar com outras pessoas, a chamada fobia social. Apesar de não serem tão profundos, esses tipos de medo também podem “engessar” nossa vida, pessoas com medo de altura dificilmente farão uma viagem de avião, e se privarão de conhecer lugares magníficos que existem no mundo.

Alguns medos acabam surgindo na vida adulta e podem se originar em experiências negativas que temos no ambiente de trabalho ou nos relacionamentos amorosos. Muitas pessoas escolhem ficarem sozinhas depois de uma relação que terminou com mágoa. Isso fará com que perca a oportunidade de conhecer pessoas que poderiam apagar essa experiência e proporcionar um relacionamento saudável e duradouro.

5 maneiras de como vencer o medo para sempre

Felizmente, existem muitas maneiras de vencer o medo, tornando-nos fortes e confiantes. Abaixo mostramos 5 formas de combater os receios e eliminar, de uma vez por todas, essa trava da nossa vida.

1 – Auto conhecimento

Quando nos conhecemos a fundo conseguimos enfrentar nossos medos e vencer os obstáculos mais facilmente. Muitas pessoas têm medo de fazer terapias, ou se submeterem a processos de auto conhecimento porque não conseguem encarar os pensamentos que têm sobre si mesmas. Saber como você é profundamente e ter um bom relacionamento consigo mesmo é uma ferramenta poderosa para eliminar processos de medo e ansiedade e fazer com que a depressão, ou os pânicos da moda afetem sua vida.

2 – Esquecendo a culpa

A maioria dos nossos medos é infundada e geralmente incutida por pessoas que sentem medo de várias coisas. Se buscar na sua mente qual a origem dos seus maiores medos, poderá perceber que, na verdade, eles nunca se materializaram em sua vida, e sim na vida de outras pessoas que o preveniram contra essas experiências.Um pai que sofreu um golpe financeiro, aplicando na bolsa de valores, pode fazer com que seu filho nunca use esse método para aplicar seu dinheiro. Uma mãe que teve um casamento sofrido e infeliz pode incutir na filha a ideia de que casamentos são ruins e só fazem sofrer. Sempre que perceber que tem medo de determinada coisa, pergunte-se: “De onde vem esse receio ?”. Fique atento à resposta para eliminar rapidamente esse obstáculo.

3 – Entendendo o processo

Nossa mente trabalha com sinais e experiências anteriores. Assim, aprendemos que não devemos colocar a mão no fogo para não queimar, ou não tomamos gelado no inverno para não pegarmos um resfriado. Entender como sua mente funciona é uma maneira prática para evitar que novos processos de medo se desenvolvam, e também para lidar melhor com os já existentes. A terapia energética EFT pode ajudar a eliminar as fobias da vida, ela é auto-aplicável e trabalha com pontos energéticos da acupuntura, fazendo uma limpeza profunda nos medos, culpas, mágoas e toda sorte de coisas negativas que prejudicam sua vida.

4 – Conhecendo os gatilhos

Saber o que dispara o processo de medo é fundamental para eliminar a fobia. Se você nunca andou de avião, qual o motivo de sentir medo de fazer isso ? Perceba que alguns medos são completamente fora de propósito, porque nem fazem parte da nossa vida. Cada vez que perceber que está com receio de tomar uma determinada atitude pergunte-se qual a razão desse medo. Às vezes, deixamos de fazer coisas importantes na vida, e nem entendemos direito o motivo disso acontecer. Conhecer profundamente os gatilhos que disparam o medo em sua vida é a melhor maneira de lidar com eles e elimina-los.

5 – Enfrentando e vencendo

Depois de reconhecer os gatilhos que disparam o medo é preciso enfrenta-los e vence-los. Usar ferramentas mentais como a PNL – Programação Neurolínguistica, a terapia Reiki, ou qualquer outro processo que possa ajudar a eliminar energias ruins acumuladas, ou ainda fortalecer sua auto estima é fundamental para ter sucesso na hora de enfrentar seus maiores medos. Não deixe que a crença de outras pessoas influencie sua vida a ponto de deixa-lo longe do sucesso.

Como você pode ver, o medo é apenas mais um dispositivo de contenção que nossa mente coloca em nosso campo emocional. Medo de relacionar-se, de tentar uma nova carreira, de arriscar em coisas melhores é uma maneira que nosso cérebro encontra para não gastar energia. Fuja dos padrões sociais, fuja dos preconceitos, faça com que sua mente trabalhe a seu favor, e não contra você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s